quarta-feira, 20 de agosto de 2008

DESTRUIÇÃO DA CIDADE ENCANTADA DO ACAIS

Arvore do Jucá
O que sobrou do Jucá
A casa de Maria do Acais sofrida ação das chuvas de janeiro
O que sobrou dela por ação da detruição do homem com ajuda de trator
Vista parcial do que ja foi arvores sagradas para nós juremeiros
Conforme se percebe nas fotos feitas no dia 10/08/2008, a destruição esta acabando com a nossa Cidade Encantada da Jurema, a Ciência do Acais, onde estão plantadas as nossas raízes, nossa ciência. O descaso das autoridades de nossa cidade de nosso País com a nossa religião, e com nossa cultura, é uma caso deveras preocupante. A exemplo do que aconteceu com os Templos de Candomblé no Rio de Janeiro e Salvador, o vandalismo chega a nossa cidade.
As arvores derrubadas foram exatamente: Jurema que era marco de um reino encantado como do Mestre Heron, e Mestre Junqueiro, arvores q estavam lá há séculos, alem de serem Sagradas para os juremeiros, arvores centenárias do Jucá, que por sua ciência só é visto sua flor na madrugada, onde seus fiéis colocavam no seu tronco suas oferendas de frutas, como nós Juremeiros dizemos era uma arvore consagrada, a arvore também centenária onde eram depositadas as oferendas ao exu do mestre Zezinho do Acais, que em sua infinita ciência a arvore não tinha casca e tem um símbolo natural onde nos mostra que pertence a um Exu da Lei.
Mais abaixo vemos que o local onde a Mestra Maria do Acais tinha sua choupana de atendimento e era marcado por quatro bananeiras estrategicamente colocadas, só sobraram as marcas das estacas que foram fincadas.
Ainda existem varias arvores de Jucá e Jurema na região para serem preservadas, já que as principais foram destruídas pela ação mesquinha e malvada do homem, alem de ser crime ambiental apoiado por Lei, é uma afronta a nossa crença, religião e ciência.
Vamos salvar o que nos resta da milenar Cidade Sagrada do Acais, lutemos pelo tombamento daquelas terras e apoio do governo e de órgãos voltados a preservação da natureza e da cultura tradicional de um povo.
Alhandra esta perdendo sua magia, deixando de ser a Cidade Mundial da Jurema, pois nenhum incentivo recebe de ninguém, no tocante a preservação da nossa Ciência e cultura.
MEUS IRMÃO JUREMEIROS
Estamos coletando assinaturas para anexar a documentos que serão enviados a Brasilia para conseguirmos o tombamentos pelo Patrinomio Historico dad terras do Acais. Peço a todos voces que por favor coloquem no item Comentario seu nome, endereço, cidade, estado, nome do terreiro ou barracao, seguindo a disposição do primeiro.

21 comentários:

Juremeira Joana disse...

JUREMEIRA JOANA
Nome:Joana D'Arc A.Pereira
Tenda Mística 7 Ciencias
João Pessoa/ Paraiba

junior disse...

JUREMEIRO MAURO TÍ OSUN
Nome: Mauro Holanda
Centro de Umbanda e Jurema Nossa Senhora da Conceição
Fortaleza / Ceará

junior disse...

PAI ELIZIÁRIO
Nome: Eliziário Diógenes
Centro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
Fortaleza/Ceará

Rafael Omoniboyá disse...

excelente..visite o blog da federação FIUTCAB que estamos a a sra nessa luta

"Exu Senhor dos Caminhos" disse...

Abiã inardson

Nome: inardson luiz dos santos nascimento

Abaça ile axe alaketu lê odé

Santa Rita / paraiba

Anônimo disse...

salve a jurema de alhandra!

NOME: Francisco Sales de Lima Segundo
Produtor audiovisual / jornalista
João Pessoa - PB

Alexandre L'Omi L'Odò disse...

ALEXANDRE L'OMI L'ODÒ.
ALEXANDRE ALBERTO S. DE OLIVEIRA
QUILOMBO CULTURAL MALUNGUINHO
RECIFE/OLINDA - PE
81 8887-1496

TERREIRO: ILÉ OYÁ T'OGÙN.

Rômulo Guyraúna disse...

Querida Irmã, Sou Rômulo Angélico, historiador que vive em Natal/RN. Em Canguaretama e em Natal tive oportunidade de conhecer juremeiros e aprendi a respeitar e amar esta religião tão importante da cultura e história do povo brasileiro. Me considero um aspirante a Juremeiro. Ficamos todos tristes com o descaso das autoridades para com o que consideramos sagrado. Estou torcendo para que consigamos tombar a Cidade Encantada da Jurema.

Abraços de Luz para todos e todas!

Eliane de Xangô disse...

em visita a PB, passei em alhandra principalmente na casa de maria do acaes, onde tirei foto e fiquei maravilhada. sou do candomble, filha de xangô, na jurema meu padrinho é Tertuliano e gostaria de saber mais sobre o acaes e a cidade encantada.meu email é eliane.barros7@gmail.com, aguardo mensagens.obrigada.

Eliane de Xangô disse...

gostaria de fazer uma visita a juremeira joana, conhecer o barracão e tb visitar o cemitério dos mestres e chegar até onde está enterrado meu padrinho Tertuliano.se possível envie endereço e como fazer para chegar até lá. obrigada e que meu pai Xangô nos ilumine.
Kaô

Juremeira Joana disse...

Eliane desculpe a demora em te responder, me add no msn joanadap@hotmail.com para marcamos um encontro ok...
Abraços
mae joana juremeira

Unknown disse...

É uma pena que ess cidade esteja assim, pois nós todos da Umbanda deveriamos resgatar esses pés, se podessemos plantar novamente mudas dessa arvore quem sabe a cidade do acais volta a ser como era antes.

TERREIRO: Iansã Ogum Nita

Anônimo disse...

Meu nome é Ronaldo, sou do Rio de Janeiro e me identifico muito com a linha da umbanda e me interesso principalmente pela linha da Jurema por uma identificação atávica que conheci em meu coração ao ter contato com esse ser!
Venho expressar todo o meu apoio para perpetuar essa tradição e cultura.
Gostaria de saber se poderia em algum lugar aqui no Rio encontrar um terreiro dessa linha.

Flores do Acaes disse...

Olá,boa noite...na verdade,desde que foi tombada,as terras do acaes,qdo fiquei sabendo através das pessoas da SUDEMA,que liberamos a visita desde que seja agendada...pois temos que ter cuidado com as flores que lá,foram plantadas.
Qdo adquirimos aquela parte das terras do ACAES,não sabíamos de nada sobre JUREMA nem do tombamento.
MAS,PROblema nenhum,basta que marquem sempre a data da visita dias antes,ok?
Cristina

Monaliza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas Blade disse...

irmã Joana meu nome é douglas sou iniciante na jurema, trabalho com o mestre Zé da virada e gostaria muito de saber um pouco mais sobre este mestre se a senhora puder me ajudar ficarei muito grato com isso! agradeço desde já muito Axé para todos...

hinho disse...

Carlos Henrique
Nome: henrique (afilhado de Sr Manoel Quebra Pedra)
Centro Umbandista: Caboclo Maliguinho
Recife/ Pernambuco

PLINIO TAVARES disse...

SOU BABA PLINIO SACERDOTE DO ILE ASE OYA BAUSINITE TY OYA BALE-SO DA CASA DO SITIO DE PAI ADAO ORIGEM E RAMA DA JUREMA SAGRADA DE RECIFE- ATUALMENTE MORANDO EM SP A 22 ANOS FICO PASMO DE VER ESTO E FALTA DE RESPEITO COM A NOSSA ESTORIA E CIENCIA Q JA AJUDO E AJUDA A VARIAS PESSOAS ATE ISPIRUTUALMENTE E COM SUAS ERVAS PRA SAUDADE ASE A TODOS E MEU MAIL E OYABAUSINITE@HOTMAIL.COM DEUS NOS LIVRE DESTO TUDO ASE.

Unknown disse...

Olá, sou estudante de História e pretendo estudar a religião. Gostaria de conhecer o ACAIS e me informar mais sobre o local. Agradeceria se a senhora dispusesse de algum tempo.

Dinho Nìytélorun disse...

Pai Raimundo da Paz, da Tenda São Jorge Guerreiro do Mestre José Tupinambá, Santana Amapá, filho do Babalorixá Odésimim-Ile Ase Odé Akeran (ap). E sou neto de Santo de Odé Kayodê ( Mãe Stella do Ile Asè Opó Afonjá-ba).

Veronica disse...

Sou Verônica de Omulú do centro espirita Nsa da Conceição Zumbi do Pacheco em Jaboatão Pernambuco. Tenho Maria do Acais como mestra.